Galaxy S6 vs. iPhone 6: veja qual smartphone tem a melhor câmera

Fato: a câmera de umsmartphone não é o aspecto mais importante para a maioria dos consumidores na hora da comprar um aparelhocelular. Alguns nem ligam para a quantidade de megapixels ou o tamanho de abertura de um determinado sensor. Porém, para algumas pessoas, esse “pequeno detalhe” faz toda a diferença e pode ser decisivo ao escolher determinado modelo.

Por conta disso, decidimos realizar a comparação de dois dos aparelhos mais avançados que existem no mercado de smartphones: o Galaxy S6, da Samsung, e o iPhone 6, da Apple. Além de um comparativo com imagens, contamos com a opinião de duas pessoas gabaritadas para falar sobre o assunto e que entendem muito de fotografia: Daniele Starck e Homero Meyer.

Além das fotos, também deixaremos o link para visualizar as fotos originais logo abaixo das imagens. Assim os leitores poderão analisar as fotografias e formular suas opiniões.

Especificações técnicas da câmera traseira – Samsung Galaxy S6

  • Megapixels: 16 MP
  • Resolução: 5312×2988
  • Proporção: 16:9
  • Tamanho do sensor: 1/3″
  • Tamanho do pixel: 1.12 µm
  • Abertura: ƒ/1.9
  • Distância focal: 28 mm
  • Estabilização: 2-axis OIS
  • Flash: LED
  • Tamanho em fotos panorâmicas: 60 MP
  • Controles manuais: exposição, foco, ISO e balanço de branco
  • Formato de imagem: JPG

Especificações técnicas da câmera traseira – Apple iPhone 6

  • Megapixels: 8 MP
  • Resolução: 3264×2448
  • Proporção: 4:3
  • Tamanho do sensor: 1/3″
  • Tamanho do pixel: 1.5 µm
  • Abertura: ƒ/2.2
  • Distância focal: 29 mm
  • Estabilização: não possui (2-axis OIS no iPhone 6 Plus)
  • Flash: LED duplo
  • Tamanho em fotos panorâmicas: 43 MP
  • Controles manuais: foco
  • Formato de imagem: JPG

Comparativo 1 – fonte

Daniele Starck: Nesta primeira imagem, fica claro como a câmera do iPhone não responde bem às imagens em contra-luz (ou seja, que a luz está direcionada para a lente, e não o contrário — no caso, a luz do sol). As cores perdem força e a imagem fica com aspecto chapado, apesar de manter bem o tons naturais.

Também fica claro que o processamento de imagem do Samsung S6 é mais artificial, com um contraste mais forçado. No geral, as duas se saíram muito bem no controle de velocidade e equilíbrio com a abertura do diafragma, congelando o movimento da água.

Homero Meyer: Sob uma fonte de luz intensa, como em fotografias feitas contra o sol, o Galaxy S6 apresentou maior definição que o iPhone 6. O tempo de exposição reduzido não permitiu que a luz tomasse toda a fotografia, evitando o efeito “lavado” da fotografia do iPhone 6 e conseguiu registrar corretamente as pequenas gotas de água presentes no ar. Porém, as cores e o contraste do iPhone são mais naturais que os apresentados pelo Galaxy S6.

Comparativo 2 – claridade

Daniele Starck: Novamente, o iPhone perdeu em contraste, mostrando aimagem mais apagada, com cores mais fracas. Já o S6, apesar da boa definição, traz um visual mais artificial novamente, trabalhando mais na hora da compressão da imagem — ou seja, na hora de transformar o arquivo para JPG.

Homero Meyer: Como na fotografia anterior, o Galaxy consegue melhor resultado ao capturar a mesma cena com menor tempo de exposição, garantindo sombras mais definidas. Já no iPhone, apesar da imagem estar muito afetada pela luz, as cores estão menos saturadas e muito mais realistas.

Comparativo 3 – deck

Daniele Starck: Nesta comparação, o iPhone conseguiu atingir um aspecto de cores bastante natural e boa definição de imagem. As cores mais naturais, com bom balanço de brancos, também aparecem na imagem da Samsung. Ainda assim, fica a impressão de que um processo semelhante a ferramenta de nitidez do Photoshop foi utilizada na imagem, o que podemos perceber pela textura dos elementos, que fica mais rígida.

Homero Meyer: Nessa fotografia, o interessante é ressaltar como a câmera do iPhone 6 sofre mais com reflexos e com a refração da luz, criando traços que não aparecem na fotografia feita com o Galaxy S6, que parece mais limpa e mais nítida, novamente.

Comparativo 4 – noite

Daniele Starck: A Samsung, novamente, passou um aspecto pouco natural, com maior contraste para compensar a captura de imagem, mas com ruído médio. No entanto o iPhone 6 foi, de longe, o perdedor, por conta do maior ruído na imagem, que fica bem claro na parte superior da imagem. Essa espécie de granulação acontece por conta do uso de ISO elevado, que é acionado para compensar a velocidade e abertura necessárias para capturar uma foto com pouca iluminação.

Homero Meyer: A principal diferença entre as duas câmeras é o tempo de exposição para registrar as cenas. Nas fotografias noturnas, o efeito disso é muito simples de identificar. Os postes de luz registrados pelo iPhone apresentam menor definição, deixando a luz vazar por uma área maior.

No geral, o iPhone apresenta uma coloração amarelada, também por conta do excesso de luz e a diferença entre os tons iluminados e escuros no céu fica bem mais evidente. O Galaxy S6, nesse caso, consegue um ótimo balanço entre luz e sombra, pecando apenas na saturação exagerada das cores que acabou deixando a fotografia avermelhada, enquanto as cores apresentadas pelo iPhone são muito mais próximas do real.

Comparativo 5 – macro

Daniele Starck: Na foto macro podemos notar dois aspectos. O primeiro é que o Galaxy S6 tem uma profundidade de campo maior, o que siginica que o fundo da imagem fica bastante desfocado, garantindo uma textura muito bonita para a imagem. A função macro, nesta comparação, também dá a vitória para o S6, que consegue focar objetos pequenos a uma distância menor, permitindo que você visualize mais detalhes do que está fotografando.

Homero Meyer: As fotografias macros foram feitas em um dia nublado, com uma luz bastante neutra e muito vento. Ambos aparelhos apresentaram dificuldade em estabelecer o foco em um objeto próximo, mas o resultado também foi muito semelhante.

Com uma iluminação neutra, as duas câmeras puderam registrar cores e contraste de forma mais realista, o que, em outras condições, o iPhone 6 fazia com mais qualidade do que o Galaxy S6 e a única diferença perceptível da fotografia é a profundidade de campo. No iPhone, os planos estão mais próximos e a imagem aparece com um pouco mais de foco, mesmo na sua parte mais afastada. Já no Galaxy, há um desfoque mais evidente, tirando completamente a definição do início do galho da flor, por exemplo, criando um efeito muito mais interessante.

…..

O que você achou do nosso comparativo? E, na sua opinião, qual é o aparelho que possui a melhor câmera? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

FONTE(S)

IMAGENS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s