Curiosidades do Android LolliPop

O Android 5.0 Lollipop foi anunciado há pouco tempo pela Google, trazendo diversas novidades e uma nova política visual, intitulada de Material Design. Entretanto, diversos usuários ainda não estão por dentro das principais novas funções da plataforma, e para ajudar um pouco nisso nós resolvemos separar uma rápida lista com os principais itens que você verá na nova versão que não estavam disponíveis no KitKat.

TAP & GO

Caso você esteja configurando o seu dispositivo com Android 5.0 Lollipop pela primeira vez, será apresentado à função Tap & Go. Com ela, você poderá transferir todos os dados de sua conta do Google, configurações, arquivos e aplicativos a partir do seu aparelho anterior para o novo por meio da união das conexões NFC e Bluetooth, sendo preciso apenas encostar um aparelho no outro, desde que ambos possuam NFC.

Vale lembrar que seus papéis de parede e widgets também são transferidos para o novo dispositivo.

Lanterna

Esta função pode parecer trivial, tendo em vista que existem milhares de aplicativos do gênero na Play Store. Entretanto, é ótimo ver que a Google percebeu a falta que esta função fazia para muitos usuários, disponibilizando-a de forma nativa através da central de acesso rápido ou de um widget que pode ser adicionado à tela inicial.

Destacamos que a função apenas estará disponíveis para dispositivos que possuam algum tipo de flash, pois esta é a fonte de luz utilizada pela lanterna.

Priorize seus aplicativos

Com a nova versão do Android foi inserido um modo de dar prioridade para alguns aplicativos importantes, como clientes de e-mail ou mensagens, para que eles possam entregar notificações mesmo quando você não quiser ser incomodado. Para isto, basta que você acesse o menu de configurações e vá até “Sons & Notificações”, entrando em seguida em “Notificações de aplicativos”. Após isto, basta configurar quais apps você deseja bloquear as notificações e quais deseja tornar prioritários.

Agora, toque na tecla de volume do seu dispositivo e será aberta a tela de prioridades, sendo possível configurar para indefinidamente ou para o intervalo de tempo desejado, ótimo para uma reunião ou apenas para ter boas horas de sono sem a preocupação de ter que colocar o aparelho no mudo e perder alguma ligação realmente importante

Visualize as notificações na tela de bloqueio 

Uma das funções mais comentadas da nova versão do Android é a capacidade de visualizar as suas notificações diretamente na tela de bloqueio do dispositivo, algo que já estava presente no iOS e em versões customizadas do Android há algum tempo, mas que chegou agora de forma nativa ao sistema do robozinho verde.

Além de visualizá-las, você pode até mesmo interagir com as notificações, sendo necessário um swipe para ignorá-la ou um toque rápido para responder ou um toque duplo para entrar no respectivo aplicativo. Para desativar esta função, basta acessar o menu de configurações e procurar por “Sons & Notificações”, clicando em seguida em “Quando o dispositivo estiver bloqueado”

Bloquear aplicativos

Esta função será especialmente útil se você costuma emprestar o seu dispositivo para crianças ou amigos, pois todos ficamos apreensivos que a pessoa faça alguma bobagem ou veja algo não recomendado quando pedem nossos smartphones emprestados. Com ela, você é capaz de bloquear o seu aparelho em um aplicativo específico, só podendo ser acessadas outras partes do sistema ao pressionar as teclas de “Aplicativos Recentes” e de “Voltar” ao mesmo tempo. Além disso, é possível adicionar ainda uma senha nesta função, que será pedida ao apertar a combinação de teclas.

Para configurar esta opção, basta acessar o menu de configurações do sistema e procurar por “Segurança”, clicando em seguida em “Proteção de tela”. Será então exibida uma imagem de um “pino” em sua tela de aplicativos recentes, sendo preciso apenas clicar sobre ele para que o aparelho fique restrito ao uso exclusivo do app correspondente.

Ir direto para as configurações de aplicativos

Agora é possível que você acesse as configurações dos seus aplicativos diretamente da tela de bloqueio, bastando manter pressionada a notificação sobre o app desejado. Com isso, será mostrado um ícone para o menu de configurações do aplicativo e outro para acessar mais informações sobre ele.

O acesso ou não irá depender do desenvolvedor do aplicativo já ter inserido esta facilidade em seu app.

Previsão de duração da bateria.

O Android Lollipop permite que você visualize uma estimativa da duração de sua bateria. Obviamente que esta previsão leva em conta o seu perfil de uso até o momento, algo que será alterado se você manteve o smartphone em standby por algumas horas e de repente decidiu jogar e assistir filmes.

Entretanto, é uma boa alternativa para termos uma ideia de quanto tempo poderemos ficar com o aparelho sem precisar levá-lo à uma tomada, caso continuemos com o mesmo padrão de uso. Além disso, alguns minutos após você conectar o seu dispositivo à alguma fonte de alimentação, é mostrada uma estimativa do tempo até que a carga esteja completa.

Pesquise por configurações

Esta função provavelmente será muito comemorada por quem costuma se perder dentro da infinidade de menus de configurações que existem no Android. Com a nova versão do sistema, é possível que você realize uma busca por uma determinada configuração, por meio de um prático ícone presente no canto superior direito.

Além disto, é possível até mesmo que você realize esta busca em redes WiFi, ótimo para quando estiver em um local onde muitas conexões estão disponíveis.

Modo para convidados

Com o Android Lollipop a Google inseriu o Modo Convidado em seu sistema, perfeito para quem costuma emprestar o seu dispositivo para amigos, parentes ou crianças. Com ele, você é capaz de escolher quais aplicativos serão utilizados e definir uma senha para que o usuário padrão possa ser utilizado, evitando assim que as pessoas acessem mais do que você deseja.

Para ativar a função, basta puxar a central de acesso rápido e clicar sobre o seu usuário, entrando em seguida em “Criar Convidado” para definir o que será permitido aos visitantes do seu aparelho.

Melhorias na edição de textos 

Com o modo “alto contraste” ativo, seu aparelho irá exibir melhor os textos em fontes claras que estão sobre fundos brancos, como acontece com a barra de busca do Google Now. O texto será exibido com um contorno preto, o que pode não ser exatamente bonito, mas certamente é bastante prático.

Vale lembrar que esta função ainda está em fase experimental, sendo preciso algumas otimizações para que ela funcione perfeitamente.

Facilidades para o uso do Chromecast

Como não poderia faltar, a Google inseriu uma opção de compartilhamento de tela na nova versão de seus sistema operacional, perfeito para uso com dispositivos como o Chromecast. Vale notar que o seu smartphone nem ao menos precisará do aplicativo responsável pelo pareamento com o dispositivo de streaming de mídia, sendo realizada a conexão de forma bastante simples, diretamente através do menu de acesso rápido, clicando sobre o ícone de “Compartilhamento de Tela”.

Adicionar dispositivos confiáveis

Esta configuração é especialmente útil para usuários de smartwatches, pois permite que você configure o seu relógio inteligente como um dispositivo confiável, não sendo necessário desbloquear a tela do seu smartphone enquanto ambos estiverem conectados. O mesmo vale ao parear o seu aparelho com o som de um carro ou a outro dispositivo, tornando mais prático mexer no dispositivo em locais onde saiba que não precisará se preocupar com o uso da senha.

Utilize a função de “Não Perturbe”

Esta configuração funciona basicamente como a função de Prioridades, porém é focada em horários e datas ao invés dos aplicativos em si. Com ela, você poderá determinar momentos do dia onde não deseja ser incomodado, como durante a noite ou uma consulta médica, podendo inseriu ou não alguns aplicativos como exceções.

Há ainda a opção de determinar números que poderão te ligar ou enviar mensagens durante este momento, para que você não fique totalmente incomunicável.

Retorne para seus aplicativos após reiniciar o aparelho

Caso você reinicie o seu aparelho com alguma versão do Android anterior ao 5.0 Lollipop, todos os aplicativos presentes na tela de multitarefa serão excluídos, sendo preciso abri-los novamente um a um. Após a atualização, entretanto, todos eles serão mantidos mesmo após reiniciar o seu dispositivo, podendo ser acessados normalmente conforme a sua necessidade.

Vale lembrar que nem todos serão reiniciados exatamente no ponto onde estavam, pois isto depende também da otimização de seu desenvolvedor.

Jogue o clone do Flappy Birds

A Google sempre inseriu Easter eggs interessantes em suas versões do Android, porém com o mais novo sistema é possível até mesmo jogar um clone de um dos jogos mais famosos dos últimos tempos, diretamente de sua tela de configurações. Ao pressionar diversas vezes sobre o ícone de “Versão do sistema”, será exibido um pirulito que muda de cor. Então, basta pressionar a tela mais algumas vezes e será iniciado o difícil jogo, com a temática da nova versão do robozinho verde.

Otimize sua bateria

Por último, mas não menos importante, temos as otimizações da Google para a gerência de bateria de seu sistema operacional para dispositivos móveis. Ao ativar a função, o aparelho irá alterar sua barra de navegação e de status para a cor laranja, informando assim que o modo de economia foi ativado.

Com ele, você ganhará algumas horas a mais de carga, pois serão cortados alguns serviços em segundo plano, desligadas as vibrações do sistema, entre diversas outras funções. Pode ser inclusive configurado para ativar a função automaticamente ao atingir determinado nível de bateria evitando assim que você fique sem carga em algum momento do dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s